10 de dezembro de 2010

Fim de período e produção até aqui!

Finalmente o período vai chegando no break final (de fim de ano)!

Que saudade de vocês todossss!! Muita coisa aconteceu nos dois meses seguintes ao meu último post por aqui... A faculdade de repente começou a me exigir muito mais do que eu tava preparado e principalmente por isso eu não consegui mais escrever por aqui... Cheguei a passar por uma crisezinha me achando um inútil, inseguro porque achava que não conseguia entender direito o que eles esperavam dos trabalhos, com dificuldade de entender o sistema, de descobrir onde pesquisar fontes, dificuldades com a língua (por mais fluente que fiquemos, é sempre difícil explicar coisas específicas, com termos tecnicos em uma lingua que não seja a nossa... Mas enfim, depois de um periodozinho um pouco estressado, começei a entender que estou vivendo coisas maravilhosas por aqui e não tenho nem o direito de continuar estressado... E, como o Arno ficou me ajudando a ver, todo começo é difícil mesmo... Difícil mas necessário! E com o período avançamdo fui começando agostar mais da forma que meus trabalhos foram tomando... E agora, com vários deles terminando antes do break de fim de ano estou bem satisfeito com o que produzi até aqui! Estou já praticamente de férias (de 2 semanas apenas!) que começam oficialmente no fim da semana que vem.

Por isso decidi me dar esse tempo hoje pra escever finalmente, mostrar alguns dos meus trabalhos por aqui e finalmente escrever um post que tô querendo ha meses já, que vou escrever logo à seguir: Holanda: Histórias, mitos e verdades!


Mas começando pelos meus trabalhos da faculdade, vou mostrar o poster resumo do meu trabalho de building technology, que foi um dos meus maiores causadores de stress e no final foi bem elogiado... Ainda não tive nota, mas meus colegas (metade dos quais abandonou a matéria e vai tentar de novo semestre que vem) ficaram bem impressionados, o que me deixou aliviado e orgulhoso, um bom retorno pras semanas que passei meio nervoso por causa dele! O resultado final foram dois books num formato de 30x30cm (um com a análise dos prédios que tínhamos que estudar e outro com a proposta para o re-design de uma parte de um deles). Além disso, um pôster A0 resumo, que é essa imagem que tô botando aqui embaixo:


Já vi que não vai dar pra ler nada, então vou copiar pelo menos a introdução do resumo aqui:

"The intention of this proposal is to enhance the efficiency of BK-City's Zuid Serre south facade to prevent the weather from outside both in summer and winter. The preliminary research with 2 given buildings (Westraven and BK-City) was based on the following "Research question": How do the glass facade skins work on each presented building and how efficient are they in terms of bringing climate comfort to the buildings?The proposal to the chosen BK-City facade intends to absorb one of the strategies used at Westraven to protect internal climate from the winter weather. By the same time the intention is to combine it with the strategy used by Le Corbusier to protect the huge glass facade of the Brazilian Ministry of Education and Culture (MEC),from the summer of Rio de Janeiro, which was the chosen 3rd building for the research.
These intentions led to a proposal of a hybrid system that can work in winter like the entrance hall of the Westraven, as a second skin made by air cushions, and in summer, like the north facade of MEC, as a "brise soleil" to avoid the summer extra incidence of sun. Although, in order to perform this movement, the material of these air cushions needs to be different from Westraven. Instead of using the ETFE, this proposal uses another kind of plastic, PVC, made of recycled plastic, because it can be rigid, what ETFE cannot be. Another important difference is that here there is no interest in keeping a completely transparent air inside the cushions, once the over-light is another problem to be solved by this proposal. Some light effects are also welcome and can be reached with some steam. In that sense, instead of keeping constantly pumped dry air, stable air will be used to become semi-opaque and work like a filter for the natural light and like a base to reveal artificial light effects."



Bom, fora Building technology eu tava tb bem estressado com as aulas de holandês, que começaram legais, mas o curso era extremamente puxado, exigindo uma carga de estudo de 2 horas por dia que não estava me deixando me dedicar ao mestrado... Por isso tive que largar por agora, mas estou aprendendo no dia-a-dia mesmo, com a base que consegui aprender nas primeiras semanas do curso... Na verdade a língua é exatamente o oposto do eu eu esperava, as palavras são bem simples, quase sempre muito parecidas com o inglês, mas a estrutura da frase é muito louca! Vou contar mais sobre a língua no próximo post.

O estúdio, da "The Why Factory" (T?F), parou durante um mês pra fazermos um projeto relâmpago, tb em um grupo grande (9, no estudio são 11). Normalmente eles forneceriam passagem para todos os alunos irem fazer esse estudio em um lugar específico, mas como a faculdade vem gastando muita grana do governo nos últimos anos, eles cortaram uma parte enorme da verba esse ano e os alunos que se dispuseram a pagar por conta própria foram fazer um workshop em Beijim ou outro em Jacarta. Quem ficou em Delft, meu caso, fez um workshop sobre condições extremas, que se chama "The Luxury of the North". Os workshops e estúdios mudam a cada semestre, é sempre uma coisa única. Nesse workshop a gente teve que criar uma cidade que não apenas permitisse sobreviver no polo norte, mas fazer isso com um estilo de vida luxuoso!

O workshop foi feito em parceria com a "Droog design" uma empresa gigante aqui, uma das maiores da holanda, de móveis de design. É um dos escritórios mais famosos da Europa. Uma estratégia que eles adotaram um ano atrás é ir pra um contexto muito louco e buscar inspirações pra design de objetos e móveis que possam ser usados em qualquer lugar. Esse ano eles escolheram o polo Norte, foram visitar as poucas comunidades que vivem lá, de uma maneira muito louca, quase hibernando no inverno e saindo pra caçar no verão sem voltar pra casa durante 5 ou 6 dias, sem dormir e tal... Crianças brincando na "rua" por 42 horas seguidas e achando isso normal... No verão eles comem tudo o que aguentarem, e normalmente cru e sem mastigar pra fazer a digestão durar mais e ficar comendo quase nada no inverno, quando quase não existe comida. Essas cidades são completamente insustentáveis, totalmente subsidiadas pelo governo (canadense), vivem uma rotina muito louca e só têm contato com o mundo externo uma vez por ano, quando um navio chega (pois o gelo está derretido) trazendo tudo o que eles vão precisar naquele ano (eles sempre precisam ter uma lista muito precisa!) Enfim, esse era o contexto e a T?F se juntou a eles pra fazermos esse workshop. O resultado vai pra uma exposição no Canadá ano que vem. Nós tivemos que pensar primeiro em tudo que precísaríamso levar no navio pra inventar essa cidade e o que conseguiríamos no final produzir lá e exportar pro mundo. Mas o louco é que a parte de arquitetura e urbanismo era só um detalhe, pq tínhamos que pensar na cidade como um todo, em roupas, objetos, estilo de vida luxuoso, comida, energia, tudo! Bom, meu grupo, considerando esse problema de só ter o navio uma vez por ano, resolveu fazer uma cidade totalmente sustentável e usando apenas os parquíssimos recursos de lá: Gelo e o lixo produzido pelas comunidades que já existem lá (o que aliás, é um problema, pq eles não têm aonde jogar esse lixo e transporta-lo seria muito caro... Então tem vários lixões no meio do gelo!). Bom, na verdade essa parte da conceituação da cidade, dos prédios e de como funcionaria tudo foi a parte que eu fiquei mais responsável... Vou colocar as imagens de alguns dos slides aqui embaixo, os primeiros 8 foram mais a minha parte. Ah! E a parte de vestuário tb, o Arno, que é estilista, me ajudou a desenhar os modelitos! Hahaha! Outra coisa é que esse output deveria ser no formato de um "guia" de como viver nessa cidade hipotética, sempre com um tom meio engraçadinho e com coisas absurdas, não precisava ter muita proximidade com a realidade não! Lá vão algumas páginas:



























Muito louco, né? Pois é, mas o estudio da T?F em si, o tal do "Trasnformer architecture" é que vem tomando um tom mais louco ainda... Até a apresentação do midterm eu vinha muito empolgado com o que vínhamos pesquisando e criando... Coisas muito loucas, mas todas bem explicadas, plausíveis, minha parte (que era um apartamento pra uma pessoa sozinha, com "fixed envelope" ou seja, só as coisas se transformando por dentro, mas o apartamento não crescendo) era algo que dava até pra ser construído com tecnologia existente agora. Vou colocar uma video aqui passando a apresentação muito rapidamente, só algumas partes da introdução e o "meu" apartamento, sem muita explicação, só pra vcs terem uma idéia, pq acho que é relativamente bem auto-explicativo:





Mas no midterm, numa review com o Winny Maas e um outro arquiteto, o Winny muito empolgado e empolgante, convenceu a todo mundo que tínhamos que ir mais "extreme", que não precisávamos explicar tanto o funcionamento, devíamos simplesmente assumir que daqui a X anos teremos uma tecnologia tal, que vai responder a tudo o que precisamos pra fazer dessa cidade transformer a mais radical possível... Aqui vai um vídeo do Winny falando conosco no nosso midterm:



Bom, com isso o projeto está agora ganhando ares mais poéticos do que arquitetônicos... Aqui vai um videozinho de 45 segundos que tive que produzir na primeira semana depois da volta do workshop. É o novo apartamento pra 4 pessoas, tentando fazer com que a arquitetura envolva exatamente o espaço necessário pra atividade que a pessoa está fazendo naquele momento. O resultado final vai ser um video com um dia dessa familia nessa cidade transformer, e eu fiquei responsavel por esse horário em que eles acordam, tomam banho, se arrumam e vão sentar á mesa pro café da manhã. A próxima pessoa está aumentando o zoom durante o café da manhã pra mostrar como essa membrana funciona e como as células dela se abrem pra passagem da água pra fazer o chá, como elas provisionam energia pra esquentar o pão, enfim... Depois o próximo pega o transporte, a caminhada na rua, as lojas, escritórios, até chegar na escala mais da cidade, de como ela reage à chuva, como os prédios se rearranjam pra criar um espaço público só quando ele é necessário (no nosso caso um show de uma banda), como os equipamentos de emergência, escadas de incêndio, por exemplo, surgem apenas quando necessárias, etc etc etc. Enfim! Lá vai uma semana da minha parte nessa nova viagem:







Agora, depois desse break de fim de ano vamos mergulhar fundo nessa viagem por mais 3 semanas, quando acaba o período e o próximo começa já imediatamente. Aí, temos 3 semanas de aula e paramos por mais uma semana! Incompreensível, mas... Muito bom por um lado, pois nessa semana e esticando mais meia semana... Eu vou viajar pro Brasil pra visitar vcs! Só vou poder ficar uma semana e meia, mas vai ser o suficiente pra ver minha sobrinha Valentina que nasce em janeiro (PARABÉNS MIHAY E ANINHA!!!) e pra... COMEMORAR MEUS TRINTINHA COM VCS! Podem ir se preparando pq ninguém vai ter desculpa pra não me ver! Já estou com tudo planejado. Nada confirmado ainda, mas provavelmente vai ser: dia 26 de fevereiro, sábado, churrasco em Itaipava (ainda não sei exatamente aonde, mas quero ver no fim de semana os babies por lá), domingo 27 de fevereiro: Feijoada, provavelmente no Lagoinha (minha mãe está tentando pra mim) e virada do aniversário no Zero zero, na festa que a Dani produz por lá e pra mim é a melhor do RIo, talvez a única que eu sinto saudades... Segunda feira, 28 mesmo devo passar com as familias! =)

Bom, vou ficando por aqui pra tentar escrever ainda o próximo post que imagino que vai ser enorme como esse. Aliás, já nem o garanto mais pra hoje! Beijos!!!

3 comentários:

  1. faaala Igor, show de bola cara to empolgado contigo, hehe! estou trabalhando em uma empresa de consultoria em transportes, e o diretor, meu amigo, e holandes. estamos utilizando um software produzido ai, o Omnitans. a cidade-exemplo do software que estamos ajudando a divulgar adivinha qual e: Isso meamo! Delft, hahaha que coincidencia. ZeroZero "tamo" juntos
    , kkk, fui!!!

    ResponderExcluir
  2. Igor, o bom de saber que vc por aqui vou festejar meu aniversário , coisa que nunca faço, lembra eu também faço aniversário dia 28 e se eu for convidada pro lagoinha, vou adorar !!!!!!!1
    Imagino que não deve ser fácil começar mas tenho certeza que vc vai terminar da maneira brilhante que nem vc é.... esse blog é genial....bj

    ResponderExcluir
  3. Que maneiro, Marquinho!
    Quero ver depois, tem como me mandar alguma coisa?
    Bena, lógico que vc já está convidada! Vamos comemorar juntos! Beijo enorme!

    ResponderExcluir