26 de janeiro de 2011

Nosso trabalho apresentado pelo Winny Maas pro Vice-Primeiro-Ministro da Holanda e pro parlamento Europeu!

Pois é, parece que a história dos meus projetos irem parar nas mãos dos políticos tá virando rotina... Hehehe! Apresentamos o vídeo final do estúdio ("Transformable architecture") e a recepção dele foi simplismente incrível! Acabamos fazendo um vídeo de 10 minutos que ficou muito bom pra quem nunca fez video nenhum na vida... Apresentamos praquela arquibancada laranja gigantesca, no maior telão que já vi na vida pra palestras assim, e o Winny Maas (ele mesmo) gostou tanto que está indo levar hoje o nosso vídeo pra apresentar numa reunião que vai ter com o Vice-primeiro-ministro da Holanda, que também é ministro da Economia, agricultura e inovação! Depois, semana que vem, ele vai levar o vídeo pra uma palestra que está indo fazer em Bruxelas pro Parlamento Europeu!



Tínhamos uma direção completamente diferente até o midterm, muito mais plausível, muito mais explicadinha, quando o Winny nos pediu "go extreme, go extreme!" naquele vídeo que já mostrei por aqui. Resultado, fomos realmente extreme, com muito menos compromisso com a realidade e montamos essa viagem de vídeo aí embaixo, seguido de alguns slides com explicações e números sobre o que estávamos mostrando no vídeo. Meus slides tb seguem depois do vídeo. Acabou que eu, que comecei o semestre num grupo que estava pesquisando na menor escala, da célula, apresentei no midterm o estudo que fiz para a escala do apartamento (tb já mostrado aqui) e acabei no final-term cuidando de toda a parte de urbanismo (a maioria trabalhou no final em duplas e eu acabei ficando com talvez a maior parte sozinho...) Mas adorei pela autonomia que me deu de expressar minha própria viagem dentro desse contexto louco do projeto

Estou botando o vídeo aqui embaixo, mas é tão louco que se vcs virem sem nenhuma explicação não vão entender nada. Então recomendo ler a explicação abaixo primeiro ou pelo menos as legendas dos slides explicativos da minha parte logo depois do vídeo. Precisei partir em dois porque estava muito grande. Não deixem de clicar no botão da direita abaixo do vídeo pra botá-lo grande, na tela inteira. A minha parte é a ultima do segundo vídeo, quando se abstrai o interior dos apartamentos começa a mostrar com funcionariam os espaços públicos através de um corte nessa massa gigantesca. Lá vão as duas metades do vídeo:

Atenção: Propriedade intelectual da "The Why Factory", produzido pela TU Delft e MvRdV sob a supervisão de Winny Maas, Ulf Hackauf e Jeronimo Mejia. Reprodução não autorizada!
(intelectual property of The Why Factory, Produced by TU Delft and MvRdV, with the supervision of Winny Maas, Ulf Hackauf and Jeronimo Mejia. No reproduction allowed!)






Agora uma breve explicação:
Antes de mim os outros 10 vídeos (todos juntos nesses dois vídeos) explicam como a célula teria que se comportar pra permitir toda essa transformabilidade, depois como a pessoa conseguiria criar a mobilia, pia, chuveiro, janelas, etc; depois como as paredes do apartamento se transformam pra se adaptar ao uso, depois como é a negociação de espaço com os vizinhos, depois um pouco sobre circulação até chegar nessa escala da cidade, onde eu mostro como funciona o espaço público no meio dessa massa de apartamentos que não precisa de circulação em volta, já que a circulação só existe quando a pessoa está passando e criando essa bolha em volta dela. A ventilação e iluminação natural são criados por grandes vãos no meio dessa massa cada vez que alguém muda a configuração do espaço e uma nova necessidade é criada. Assim a cidade virou uma grande massa em torno da Terra toda, feita com esse material transformer (cujas propriedades tb são explicadas no início) no qual as pessoas abrem o espaço que quiserem e o configuram do jeito que quiserem. Bom, mais fácil explicar minha parte pelos slides que apesentei depois do vídeo (naquela foto lá no início do post)... Espero que todos consigam entender as legendas embaixo, pois elas explicam e resumem bem o que cada uma das minhas cenas mostra. Lá vai:



 


 

 




 





Anteontem fiz minha última prova, De "Architectural design", acredito ter me saído bem, assim como na prova de história que fiz semana passada (na verdade na de história acho que me saí muito bem...) Tb uma das perguntas era sobre Niemeyer e arquitetura brasileira... Escrevi 3 páginas só sobre essa pergunta! E as outras eram sobre Alvar Aalto, Tony Garnier e uma meio em aberto que acabei escrevendo sobre Le Corbusier. No fim das contas gostei muito de estudar mais esses assuntos e os de Architectural Design (Stirling, Frank Lloyd Right, Lina Bo Bardi, Lucio Costa, os holandeses Rem Koolhaas, Berlage, Ungers, Kas Oosterhuis, Theo van Deosburg, além dos debates pós-guerra na Inglaterra sobre contexto, a "Accion culturélle" francesa, um debate sobre modernidade e seus efeitos no espaço público, etc...)
Bom, e depois dessa apresentação, finalmente fériaaaas! De 5 dias, mas tudo bem! Hehehehe!

Fiquei indo pra Delft, pra casa da Virginia Scapinelli, minha melhor amiga por aqui, uma italiana hiiiiper gente boa, e ficamos dias e dias estudando com curtos, mas deliciosos intervalos, pra comer pasta italiana, pra cigarette breaks, sempre seguidos de brainstorms muito que acabaram sendo muito produtivos pros exames... Nada é mais produtivo do que estudar com prazer! Uma vez do nada tivemos que descer pra buscar umas 10 caixas cheias de vinho que os pais (riquíssimos) dela mandaram diretamente da Italia! Enfim... Amei esses momentos e acho difícil esquecê-los algum dia!


Agora começa o segundo semestre já na segunda que vem, por 3 semanas antes de parar pra um break de 1 semana na qual, como todos já sabem, eu vou pro Brasil!!!


E falando em Brasil, não posso deixar de mostrar lindas fotos da minha linda sobrinha e afilhada, que agora já tá com 17 dias! O Mihay fez um vídeo lindo sobre o nascimento com uma música que ele fez pra ela e com a minha mensagem na secretária eletrônica deles... Uma homenagem que me deixou muito emocionado e me fez me sentir presente com eles de uma maneira inimáginável... Depois conversei um tempão com eles no skype, acalmei a Valentina que parou de chorar e ficou ouvindo a minha voz... E fiz 72 "snapshots" em uma única ligação! Hahahaha! O vídeo tá no You tube (link abaixo) e os snapshots logo depois (ps: ninguém me convence de que ela não está sorrindo já em algumas das fotos!):


http://www.youtube.com/watch?v=2b6tQ79a26s


 






E meu próximo post já vai ser pra falar sobre minha aperdadíssima agenda dessa uma semana e meia no Brasil e convidá-los pros eventos em abertos a todos pra ninguém reclamar que não teve chance de me ver! Já adianto que entre os "eventos abertos" estão as duas ou três comemorações dos meus trintinha, às quais ninguém pode faltar!


Até lá então! Beijos!

Um comentário:

  1. Respondendo aos comentários dos últimos post que eu nunca tinha lido:

    Que legal, Gi!
    Obrigado pelas palavras!
    Que vc faça uma excelente viagem!
    Será que conseguiremos nos encontrar por aqui?
    Vê se me procura... Me manda um email quando estiver vindo: igor@igordevetyemy.com.br
    Beijo e prazer em conhecê-la

    Bena, vamos comemorar juntos sim, será um grande prazer! Só não sei mais se será no Lagoinha, mas pelo menos o churrasco em Itaipava e a noitada no zero zero estão confirmadas!

    Mayara... Que lindo o que vc escreveu! Adorei! Obrigado! Pois saiba que vc tb é muito mais do que uma ex-aluna... Vc é uma amiga muito especial e me orgulho muito disso! Ainda vamos viver muitas coisas juntos... No mínimo muito trabalho a realizar juntos nos aguarda quando eu voltar definitivamente pro Brasil! Espero te ver mês que vem! Muitos beijos e até logo!

    ResponderExcluir