5 de setembro de 2010

MEU NOVO – DEFINITIVO E PERFEITO - APARTAMENTO!

Como adiantei nos 2 posts anteriores, estou completamente apaixonado pela minha nova e definitiva morada holandesa. Trata-se de uma casa padrão de uma rua incrível, bem parecida com a minha General Glicério lá do RJ, que não à toa se chama “Graaff Florisstraat” (graaf=conde, floris= florida, straat=rua). A rua tem até um site: http://www.graafflorisstraat.nl/GFS/Home.html

Meu novo endereço pra correspondência, By the way, é:
Graaf Florisstraat, 39A
3021 CB, Rotterdam
The Netherlands



Bem arborizada, larga, totalmente residencial com casinhas antigas de tijolinho, lindas e raras em R’dam e, ainda assim, num local hiper central! Fica a “4-min bike/ 10-min walking” da estação central, o que é essencial pra mim (quem me conhece bem já sabe que eu cronometrei ambas as possibilidades! Hehehe!) Mas o melhor de tudo vem agora... Tem um complexo público com 4 campos de futebol grama natural e sintética, na esquina!!! Tenho ido lá jogar quase todo dia, sempre tem alguém, é só chegar e perguntar se “tem lugar pra um brasileiro aí”.


A casa em si, não é tão espaçosa quanto a que eu morava antes, pois foi dividida pelo Senhor Vliegen e um jovem casal holandês aluga o andar térreo, enquanto o andar superior é agora dividido entre eu e o meu novo flat mate canadense, que se chama Tom, e é hiper simpático. Ao contrário da inglesa louca, no meu primeiro dia aqui ele já convidou os vizinhos para um vinho de boas vindas, vive cercado de amigos e socializa ao extremo, já tendo me levado para vários programas culturais na cidade. E ainda é um excelente cozinheiro! Todo sábado vai à feira comprar peixe e camarões e já está me ensinando a cozinhar algumas coisas.

Ele é urbanista, se auto-define como ecologista patológico, trabalha num escritório de planejamento e reforma urbana e mora nesse apartamento há um ano, durante o qual já moraram aqui 4 ou 5 pessoas... Todas de alguma forma, arquitetos (ou “designers”: “landscape designer”, “interior designer”, “ship designer”, etc) Ele disse que 50% das pessoas que moram em Rotterdam são arquitetos e que aqui é mesmo o lugar para um arquiteto estar.

O “apartamento” que nos cabe é acessado por uma escada bem holandesa (entenda-se: inclinação inaceitável pra padrões normais e 6 degraus fazendo a curva onde deveriam haver no máximo dois). Essa escada dá em um corredor (que já enchi de plantas compradas a preço de banana no mercado de rua!) onde, pra um lado se tem um banheiro, uma copa/cozinha e o quarto do Tom. Pro outro tem um mini mini quarto de hóspedes onde só cabe um futton de casal e uma mesinha de canto, além do meu quarto, gigantesco, pois originalmente era pra ser uma sala.

Na verdade é bem comum transformar salas em quartos aqui, pois ela sempre tem uma porta como a de um quarto, então a privacidade é totalmente garantida. A vantagem é que é o dobro do tamanho do outro quarto, então fica como se fosse um apartamentinho separado, onde já fiz um cantinho de living com duas poltronas, outro de estudo com uma escrivaninha e uma mesinha pro computador e, depois da lareira (fora de uso), um cantinho pra minha cama com dois armários embutidos.


Entre o meu quarto e o dele tem ainda uma outra coisa bem comum por aqui, que é uma espécie de escritoriozinho que se acessa pelos dois quartos e que com o projetor que eu trouxe já transformamos em um pequeno mas confortabilíssimo home theater.

Outra grande vantagem do apartamento é que muitos ex-moradores foram deixando móveis e então "temos" um monte de poltronas bem gostosas que são totalmente nossas. Assim que cheguei o Tom me liberou de pegar o que eu quisesse desse ex-escritório-novo-home-theater já que ele nunca usava o espaço. Peguei então a cadeira giratória tipo “presidente”, bem gostosa, além de duas poltronas deliciosas pro cantinho de estar do meu quarto. Elas eram quatro e deixavam o quartinho com uma cara de guarda-entulho, o que mudou completamente agora, ficando apenas as duas viradas pro telão e com a mesinha com o projetor entre elas. Estreamos no meu 2º dia por aqui assistindo "Closer", filme que eu adoro e tentei sem sucesso algumas vezes rever nas minhas últimas semanas no Rio (mas o Márcio sempre dormia quando ligávamos a TV pra ver qualquer filme!)

Na cozinha temos dois frigobares, um pra cada, armários separados, mesa de jantar... O banheiro é um pouco menor do que o da outra casa, mas é tranqüilo pra dois homens... Sem muita frescura. O único problema é que a porta desse banheiro é igualzinha à de saída, que dá direto na tal escada, e sempre que estamos bebendo (ele faz cerveja artesanalmente, em casa!) confundo, já meio altinho, a porta e quase rolo escada abaixo cada vez que tento ir ao banheiro.


Pro meu quarto eu ainda trouxe tudo o que eu tinha no anterior. Um casal que era meu vizinho de lá me ajudou e fizemos a mudança em uma viagem, com dois carros lotados: Estante, colchão de casal, escrivaninha, mesa, 2 cadeiras, muitas malas (duas a mais do que eu tinha 2 semanas antes) e plantas (já tinha comprado 4 "Espadas de São Jorge" e uma maior que estava no "sunny patio" lá e agora foi pro corredor aqui - bom pra ela, porque o inverno está chegando e já tinham me alertado que ela não poderia ficar outdoor). Aqui não tem área aberta, mas em 2 semanas de verão já descobri que aqui um espaço aberto não tem 1/10 da importância que tem no Brasil).

Eu dirigi pela primeira vez em Rotterdam! Um dos carros do casal de amigos. Aliás, o Tom ficou impressionado com a quantidade de amigos que eu já tenho com apenas duas semanas de Holanda, pois depois deles um outro amigo meu já me ligou, estava perto e veio se juntar ao vinho de boas vindas.


Bom, mas o fato é que mesmo com tudo isso que eu trouxe, mais as novas poltronas e tudo o mais ainda assim sobra espaço no meu quarto pra dançar! Enfim, entende-se porque eu estou tão apaixonado pela minha nova morada, né? O Tom, quando chegou na Holanda um ano e meio atrás, esperou por 4 meses na fila por esse apartamento aqui enquanto ficava em outro horrível do Mr. Vliegen.

Agora minhas aulas em Delft já começaram pra valer e no próximo post conto porque acho extremamente justa a fama que a faculdade tem de ser a melhor de arquitetura do mundo!

5 comentários:

  1. Ygooooorrrr,je suis très contente pour toi!!!!
    Bon séjour, bosse bien.

    bises,

    ACândida

    ResponderExcluir
  2. Querido!
    Amei a rua nova! Parece ser uma delícia!!!!
    Amei a história do enfarto/viagem ... que proprietário mais louco!!! :) e que bom que deu tudo certo!

    Fico feliz que estejas bem e que o Tom saiba fazer cerveja artesanal (isso realmente soou sensacional!!!)

    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  3. amor da minha vida, fico imaginando vc a andar por aí... cronometrando distâncias por esta terra estrangeira! Morro de saudades, sempre! Esteja bem meu querido. hou van je (é assim?? hihihihi)

    ResponderExcluir
  4. Hehehe! Lindas!
    Saudades de todas vcs!
    Muitas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. PS: Sim, Narinha! É assim mesmo!!!
    Ik hou van je ook! De vier van u!!!

    ResponderExcluir