17 de agosto de 2010

MINHA CASA


 

A casa fica provavelmente na quadra mais humana de Rotterdam! Quando os 3 holandeses (que acham a cidade a mais cinza da Holanda, sem graça por “quase não ter prédios antigos”) chegaram aqui, não acreditaram que existia uma vizinhança assim em R’dam... Acharam o lugar ótimo.
É a duas quadras da estação Rotterdam Noord, entre um parque com um lago imenso e um outro rio cheio de casas-barco, de frente pra uma garagem de tram, numa quadra toda de casas de 3 andares, como a nossa, todas de tijolinhos, bem mais “Holanda” do que o resto de R’dam. E a casa Tb é bem gostosa, são 3 andares (mais uma garagem que fica fechada embaixo), com sala espaçosa, com 3 sofás, lareira, mesa de jantar e outra mesinha, cozinha americana, um lavabo e um pátio aberto com churrasqueira e tudo!


 

Espreguiçadeira, algumas plantinhas... Subindo as escadas tem um andar com meu quarto e o de um espanhol chamado Igor Hernandez (!), um lavabo e um banheiro com chuveiro e pia, ambos de frente pra minha porta, o que achei ótimo. Subindo mais um andar tem mais dois quartos, um de outro espanhol chamado Roberto (que assim como o Igor, está de férias na Espanha), o melhor quarto da casa, com chuveiro e pia dentro, e o quarto de uma artista plástica inglesa de 33 anos chamada Clarissa Baldwin, que tem sido minha companhia e me dado todas as dicas nesses dois primeiros dias. Ela está com uma instalação aqui nas ruas de R’dam bem interessante e com as sobras deu um charme nas nossas janelas tb. Embora sejam imagens fortes, da guerra do iraque, elas são trabalhadas de uma forma dicotômica propositadamente pra deixa-las como uma linda renda quando vistas de longe... Fica uma coisa bem bonita de longe e instigante quando se chega perto. Foi a tese de mestrado dela, aqui em R'dam. Quando chegamos pensamos que era uma riponga, com uma cara chapadíssima, mas devia ter acabado de fumar um, pois depois acabei descobrindo que ela é uma pessoa muito inteligente e simpática, bem diferente da nossa 1a impressão.
  


Meu quarto é bem gostoso, com duas janelas muito grandes e o controle do aquecimento de toda a casa, por isso é o quarto mais quentinho no inverno... Oba! Ele é bem maior do que pareceu quando vi as fotos ainda no Brasil. Ainda me falta arrumar pelo menos uma cama e cortinas, mas com as coisas que o Daan me deu já está até com uma carinha de quarto.


Agora estou tentando me encontrar na cidade, conhecendo aqui em volta, trocando traveller cheques, indo ao supermercado, enfim... Me adaptando antes das aulas começarem. Hoje acho que vou a Delft conhecer a universidade e a cidade, passar no international office e aproveitar um jantar que todos os anos o “Sultan Ahmet Moskee Delft” oferece para os estudantes recém-chegados. Vou tentar descobrir como posso comprar meu i-phone logo, mas parece que só conseguirei fazer isso depois que conversar com o international Office e eles me mandarem pra me registrar na prefeitura, me passarem o número da bank account que eles abriram pra mim, etc.

 
Por hora, fiquem com meus contatos que já tenho aqui:
Skype: Igor_de_vetyemy
Endereço: Willem van Hillegaersbergstraat, 61, 3051RB Rotterdam, The Netherlands

2 comentários:

  1. Que endereço miserável de se copiar! Mas entendi: é Rua do Morro Hillegaers - porque eles não dizem logo isso? Velha Vó

    PS: Você conhece alguém que possa fazer um site para o Miháy?

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha! Pois é, isso é uma droga! vc não faz idéia de como é pra falar! Impossível! o pessoal que mora comigo (espanhóis e inglesa) não conseguem falar o nome da rua até hoje... Precisamos sempre andar com ele escrito no chaveiro pra mostrar a alguém se precisar.
    E sobre o site, tenho quase certeza que já tem alguém fazendo, o Mihay me disse que estava quase pronto já. Beijo!

    ResponderExcluir